O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um importante documento fornecido pela base de dados da Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda. Nessa base, encontra-se informações agrupadas de contribuintes que estão inscritos e que é obrigatório este cadastro.

Antes de entender como se consulta CPF, veja os passos para solicitar o documento abaixo:

Como fazer o CPF?

Qualquer indivíduo pode gerar o pedido da emissão do documento, até mesmo para os recém- nascidos. Quando é feito o cadastro, é gerado um número único que é importante ter o cuidado. A sua perda, pode gerar transtornos caso não tenha outro documento e será necessário solicitar uma segunda via.

Pode solicitar:

● Para pessoas com idade menor de 16 anos com documento de identificação ou a Certidão
de nascimento;
● Pessoas com idade acima de 16 anos, com documento de identificação.
● Pessoas com idades entre 18 e 69 anos, deverão apresentar também, o título de eleitor.

Ao solicitar o cadastro, há um valor que é cobrado para as informações (referente a custos com atendimento, emissão do documento e a postagem do mesmo). Em grande parte das situações, em órgãos ligados à Receita, a taxa é em torno de R$ 5,50.

Porém, em algumas entidades, a inscrição pode ser feita de forma gratuita. Entretanto, não há cartão impresso. A comprovação da inscrição é liberada à pessoa e disponibilizado no site da Receita. Além disso, sua emissão pode ser feita também através do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, em algumas agências correspondente dos Correios e na própria sede da Receita Federal em sua cidade.

De que maneira posso fazer consulta CPF?

Um dos motivos em fazer consulta do CPF é identificar se há no mercado negativação ou não do seu nome. Em média, 60 milhões de indivíduos brasileiros encontram-se nessa situação de inadimplência.

Sendo assim, para contornar as dívidas, primeiramente é preciso saber o tamanho dela e após, tentar negociá-la. Se estiver inserido nesse problema, existem algumas formas de checagem dessas informações.

Através de ferramentas como o celular, usando aplicativos ou mesmo pelo site do Serasa. Os dois recursos são bem fáceis para consulta CPF. Após preencher dados simples, você recebe uma mensagem sobre seu cadastro no Serasa Consumidor.

Por sua vez, tendo alguma dívida ou restrição em seu nome, é listado as empresas ou instituições vinculadas.

Para solicitar uma consulta CPF pelo Serasa Consumidor no site

1) Inicialmente, abra o site do Serasa
2) Coloque o seu CPF e clique na opção disponível “Consultar Agora”;

3) Se for seu primeiro acesso, preencha os dados do cadastro (CPF, data de nascimento, nome
completo, seu e-mail e uma senha de no mínimo oito caracteres distribuídos com números e
letras maiúsculas e minúsculas).
4) Você deverá fazer uma verificação (receberá uma mensagem de texto no celular ou através
do e-mail). Faça a escolha e confirme.
5) Por fim, ao receber o código, digite-o e clique em “Confirmar código” para liberar o acesso à
consulta.

Para solicitar uma consulta CPF pelo celular

Além do site, a verificação está disponível também pelo aplicativo do Serasa Consumidor. Encontra-se de forma gratuita no Google Play ou App Store.

● Pesquise na loja do seu smartphone o aplicativo Serasa Consumidor;
● Baixe-o e faça o cadastro (se ainda não o fez);
● Caso já tenha acessado alguma vez, insira somente o seu CPF e a mesma senha.

Pronto. Agora você já pode checar sua situação cadastral do CPF de forma rápida e gratuita. Utilize a consulta CPF com frequência para manter o controle da sua vida financeira.