Sou agente imobiliário, corretor e investidor desde 2002, e vi muitas coisas loucas acontecerem naquele tempo. Passei pelo pior colapso imobiliário da história dos Estados Unidos e faço parte de um dos mercados imobiliários mais prolíficos da história dos EUA desde então. Estamos em território desconhecido com o coronavírus. O vírus fechou estados e países inteiros. O assustador é que ninguém parece saber o que vai acontecer. Por quanto tempo as coisas serão encerradas? Nós não sabemos. Quanto será desligado? Nós não sabemos. O que acontecerá com imóveis? Nós não sabemos.

O mercado imobiliário falhará?

A principal questão que a maioria das pessoas no mundo da imobiliaria piracicaba está perguntando agora é se o mercado falhará. Meu intestino diz que o mercado não vai cair, mas ninguém sabe ao certo o que vai acontecer. Existem muitas incógnitas para alguém prever o que acontecerá.

Como posso pensar que o mercado não entrará em colapso com tanta coisa acontecendo com o coronavírus? O principal motivo é que o mercado imobiliário era sólido antes de tudo isso acontecer. Os preços estavam altos? Sim, mas eles eram / são altos devido à forte demanda e ao baixo estoque.

Falhas imobiliárias não acontecem com muita frequência. O último acidente foi o pior da história dos Estados Unidos. Esse acidente ocorreu por vários motivos diferentes: empréstimos horríveis, excesso de construção e fraude. Nenhum desses fatores existe agora.

Muita coisa pode acontecer e os preços podem cair, mas isso não significa que eles irão cair.

imobiliaria piracicaba, imobiliarias em piracicaba, imobiliaria em piracicaba, imobiliarias piracicaba, imobiliária em piracicaba

Quão ruim é o coronavírus?

O coronavírus não é algo que leve a sério na minha opinião. Há pessoas que sentem que não passa de um resfriado forte e que sentem que é o fim do mundo e todos nós vamos morrer.

Eu acredito que a verdade está em algum lugar no meio. O vírus é sério e pode matar muitas pessoas. Acho que todos devemos tomar precauções e praticar o distanciamento social. Devemos limitar as interações sociais e os doentes devem ficar em quarentena.

Algumas pessoas pensam que devemos fazer mais, e outras pensam que devemos fazer menos. É aí que as incógnitas entram em cena. Até o momento, sete estados nos Estados Unidos estão presos, e mais parecem bloquear seus cidadãos todos os dias. As pessoas têm movimento limitado, mas a maioria não pode funcionar, e a economia parou.

O mais assustador é que não sabemos exatamente quanto tempo esses bloqueios durarão. Pode demorar algumas semanas ou alguns meses. Quanto mais durarem, mais nossa economia será prejudicada. Já vimos a quebra do mercado de ações. Tudo isso derrubará imóveis também?

Como o vírus afetará o setor imobiliário?

Parece óbvio que o coronavírus afetaria negativamente as imobiliarias em piracicaba. As pessoas não conseguem trabalhar, então como elas podem comprar uma casa? Isso é verdade, mas no  Colorado ainda estamos vendo atividades de compradores e vendedores. O Colorado também não foi bloqueado.

As casas estão sendo colocadas à venda e os compradores estão organizando exposições. Sou corretora de imóveis, mas lido principalmente com meus próprios investimentos. Comprei um imóvel comercial na semana passada e também vendi uma casa. Tentei comprar alguns flips, mas fui derrotado ou não consegui fazer os números funcionarem.

Quase todo mundo com quem conversei quer trabalhar. Eles querem fazer dinheiro. Eles não querem que lhe digam que fiquem em casa pelo governo. Há pessoas que querem esperar e ver o que acontece. Há pessoas que esperam um acidente para obter bons negócios. Não vi pessoas desesperadas que pudessem causar uma queda maciça nos preços.

O último acidente foi causado por uma enorme quantidade de execuções duma hipoteca. Mas isso acontecerá desta vez?

Desejos são colocados em espera

Eu tive que despejar alguém logo antes do susto do coronavírus. Eu também tive um despejo em espera depois que os despejos foram interrompidos em nossa área. Esses não eram meus inquilinos em propriedades de aluguel que possuo, mas herdei em propriedades imobiliaria em piracicaba que acabei de comprar. Meu plano é inverter as propriedades, então quero que elas estejam vazias para consertá-las.

imobiliaria piracicaba, imobiliarias em piracicaba, imobiliaria em piracicaba, imobiliarias piracicaba, imobiliária em piracicaba

O governo e os estados praticamente interromperam todas as execuções hipotecárias também. Se não houver execuções duma hipoteca, provavelmente não haverá um acidente maciço. Pode haver alguns vendedores dispostos a vender rapidamente por um desconto, mas muitos simplesmente esperam. Se as pessoas esperam para vender suas imobiliarias piracicaba, isso pode diminuir ainda mais o estoque. Poderia haver menos compradores também com o susto, mas o mercado pode permanecer um pouco estável apenas com menos atividade.

Essa projeção é baseada nas restrições que duram 30 dias … talvez um pouco mais.

Se os problemas persistirem por mais tempo e as pessoas precisarem vender para acessar dinheiro, poderemos ver os preços começando a cair. Se virmos as execuções hipotecárias permitidas novamente e muitas pessoas perderem seus empregos, poderemos ver os preços caírem.

E se os empréstimos desacelerarem?

Outra coisa que pode impactar o mercado imobiliário é a disponibilidade de empréstimos. O Federal Reserve reduziu as taxas de juros para 0, o que a maioria das pessoas pensa que reduziria as taxas de hipoteca.

No entanto, as taxas de hipoteca não estão diretamente vinculadas à taxa de juros da reserva federal. Vimos as taxas caírem para registrar mínimos por um curto período de tempo, mas depois aumentaram! Eles aumentaram porque havia tanta demanda por refinanciamentos que os credores poderiam aumentar as taxas e ainda fazer o maior número possível de empréstimos.

imobiliaria piracicaba, imobiliarias em piracicaba, imobiliaria em piracicaba, imobiliarias piracicaba, imobiliária em piracicaba

Esperávamos ver as taxas mais baixas novamente, mas elas realmente subiram novamente, porque o governo disse que as execuções hipotecárias serão interrompidas e alguns tomadores de empréstimos podem não precisar fazer pagamentos durante o susto do coronavírus.

Alguns bancos pararam de emprestar porque estão preocupados com o capital de que precisarão se as pessoas pararem de pagar seus empréstimos. Eles também aumentaram as taxas porque há muita incerteza sobre o que acontecerá.

Se os empréstimos continuarem desacelerando, também prejudicará o setor imobiliário, porque limitará bastante o número de pessoas que podem comprar uma casa. Os compradores serão limitados a investidores que possam pagar em dinheiro ou usar empréstimos não convencionais. Se as pessoas da imobiliária em piracicaba tiverem que vender, elas podem ter que vender com um grande desconto. Poderíamos ver os preços caírem se o empréstimo parar.

A grande questão é se os empréstimos cessarem e os preços caírem, quanto tempo durará? Se durar um mês, os preços poderão voltar a subir quando o empréstimo começar novamente. Se durar seis meses, pode ser difícil recuperar, e poderemos ver uma queda prolongada nos preços.

O que eu acho que vai acontecer?

É muito difícil saber o que acontecerá, porque não sabemos exatamente o quão ruim é o coronavírus ou como os governos reagirão. Se for realmente ruim, poderemos ver uma economia horrível por meses e isso pode realmente prejudicar o mercado imobiliário. Se isso durar um mês ou dois, poderemos ver uma queda e uma desaceleração temporárias, mas talvez não ocorram quedas significativas de preços, porque ainda haverá estoque baixo e forte demanda.

Não acho que veremos um acidente, mas acho que haverá uma desaceleração. Continuarei comprando propriedades e vendendo-as sabendo que os preços podem ser mais baixos do que foram. Não quero manter propriedades vagas esperando que as coisas melhorem porque não há garantia de quando ou se isso acontecerá.

Conclusão

O coronavírus afetará o mercado imobiliário, mas ninguém sabe ao certo quanto ou por quanto tempo. Não acho que ocorra um acidente, mas isso é baseado no meu pressentimento de que resolveremos a situação do coronavírus mais cedo ou mais tarde ou pelo menos lidaremos com isso e levaremos as pessoas ao trabalho mais cedo ou mais tarde.