Quantas séries de videogames podem reunir com sucesso zumbis e uma história de amadurecimento? Temos o “The Walking Dead” da Telltale, é claro, o que é brilhante por si só, mas o meu favorito é certamente o “The Last of Us” da Naughty Dog.

Inicialmente lançado em 2009 para uma placa de video, The Last of Us é um jogo de terror de ação e aventura e aventura, jogado da perspectiva de uma terceira pessoa. Controlando Joel e Ellie, você deve sobreviver em um ambiente pós-apocalíptico, navegando em florestas, cidades, vilas e sistemas de esgoto abandonados, usando armas e furtividade improvisadas. O jogo mostra você se afastando não apenas de seres humanos zumbificados que foram infectados com uma cepa do fungo Cordyceps, mas também de outros sobreviventes e soldados.

Tudo começou em 2004, quando o diretor criativo Neil Druckmann era aluno da Universidade Carnegie Mellon. Ele foi desafiado a criar um conceito de videogame para apresentar a George A. Romero, diretor do icônico filme de terror Night of the Living Dead. O conceito central de Druckmann levou aspectos de Ico, Sin City e o filme de Romero, Night of the Living Dead. O conceito de jogo colocou uma jovem garota sob os cuidados de um cara mais velho, ele a levaria através dos vários níveis, oferecendo sua proteção. A diferença é que ele tem um problema no coração e que os papéis se revertem quando ele começa a sofrer com ele – o protetor se torna o protegido. O jogo não foi escolhido, mas a semente foi plantada na mente de Druckmann.

Os próprios zumbis foram inspirados por um segmento do documentário Planet Earth da BBC. Em entrevista à GamesBeat Druckmann disse: “o programa da BBC que estávamos roubando é o Planeta Terra, onde eles conversaram sobre o fungo cordyceps e como ele afeta os insetos”. Para aqueles que não viram o Planeta Terra, esses esporos podem realmente se prender a um hospedeiro e, eventualmente, dominar sua mente e corpo. Com exposição prolongada, proporcionando mais infecção.

Druckmann queria que o jogo parecesse real na placa de video gtx, no entanto. É por isso que ele e os outros desenvolvedores da Naughty Dog pesquisaram extensivamente como seria um mundo pós-apocalíptico. A equipe tomou nota da epidemia de poliomielite do final de 1800 e da pandemia de gripe espanhola de 1918 a 1920, tentando se concentrar nos sentimentos de paranóia e tensão entre as classes socioeconômicas que surgiram como resultado dos surtos.

placa de video barata

Segundo Druckmann, o tema principal do jogo é que “a vida continua”. Essa idéia é melhor ilustrada em uma cena icônica em que os dois protagonistas, Joel e Ellie, observam um grupo de girafas de aparência régia à distância. O diálogo cotidiano adiciona uma qualidade mundana ao jogo, estabelecendo uma sensação de normalidade que, de outra forma, está muito distante de um cenário pós-apocalíptico. O jogo mostra um forte contraste dentro da placa de video barata entre o lado feio da humanidade e a lenta marcha da natureza após um evento apocalíptico, que é exatamente o que o torna tão atraente. Essa dualidade é forte ao longo do jogo, manifestando-se mais claramente na dinâmica de relacionamento entre os personagens.

Joel é um contrabandista endurecido que fará coisas questionáveis ​​para sobreviver. Seu senso de moralidade enfraqueceu-se drasticamente no início do jogo, evidência de um lento declínio moral que começou com a morte de sua filha Sara, há muitos anos. Ele desconfia profundamente dos outros, mas luta com a solidão; seu caráter contraditório mais tarde prova ser um terreno fértil para o desenvolvimento do caráter. Em contraste, Ellie é uma órfã de 14 anos que ainda é jovem o suficiente para querer confiar nos outros.

O trabalho de Joel é tirá-la de uma zona de quarentena em troca de um esconderijo de armas. Sua aparência obriga Joel a enfrentar sua dor por perder sua filha e, com o tempo, seu instinto paterno ganha vida mais uma vez enquanto cuida de Ellie. Eventualmente, sua crescente vulnerabilidade o assusta o suficiente para entregá-la a outro personagem por segurança, mas a própria Ellie rapidamente o repreende. Não fosse o confronto dela, Joel poderia ter se retirado com segurança para sua ambivalência emocional e moral, destacando sua importância como protagonista.

Por causa do cenário pós-apocalíptico do jogo, Druckmann queria um estilo de música relativamente escasso. O compositor argentino Gustavo Santaolalla é o homem por trás do placar. Como ele luta com a leitura de partituras, Santaolalla queria se concentrar mais nas texturas dos sons, e não no arranjo ou na qualidade melódica. Ele usou instrumentos desconhecidos, como violões desafinados, para criar um ar de inquietação e ansiedade. Ele também se desafiou a gravar em espaços não convencionais, como cozinhas e banheiros, tudo na esperança de emprestar uma estranheza estranhamente familiar à música do jogo.

Ricky Cambier, um dos designers do jogo para a placa de video rtx, compartilhou que a jogabilidade e o estilo minimalista de The Last of Us foram inspirados em parte por Resident Evil 4 e Ico, respectivamente. Ele queria equilibrar o terror e a incerteza do mundo exterior com o mundo emocional e interior dos personagens. O resultado foi bem recebido pelos críticos. Metacritic, um agregador de análises on-line, dá ao jogo uma pontuação média de 9,5 / 10. Você pode adicionar sua própria crítica e classificação em We The Players clicando aqui para a versão PS3 ou clicando aqui para a remasterização do PS4.

placa de video

O próximo capítulo

Naturalmente, o sucesso do primeiro jogo levou a uma sequência para comprar placa de video, The Last of Us: Part II. Com lançamento previsto para o PS4 no próximo mês – 19 de junho, para ser exato – o próprio Druckmann afirmou que este jogo era “um dos mais ambiciosos de todos os tempos”. Os jogadores podem esperar ver Ellie, agora com 19 anos, mais no controle do jogo, embora Joel ainda faça uma aparição e desempenhe um papel significativo. Alguns recursos adicionais incluem a capacidade de pular, subir e engatinhar.

Também foi adicionada uma “Árvore de Habilidades”, dividindo as habilidades de Ellie em três categorias: Sobrevivência, Artesanato e Discrição. Atualizar as habilidades de sobrevivência significa maior saúde, distância de projeção e habilidades auditivas no modo Listen (“[um modo que permite] que os jogadores localizem os inimigos por meio de um senso de audição e consciência espacial”). O aprimoramento de suas habilidades de artesanato melhora a capacidade de Ellie de fabricar armas, a velocidade com que ela as fabrica e suas habilidades no modo de batalha. Por último, mas não menos importante, quando você aprimora suas habilidades Stealth, melhora sua velocidade de movimento, acelera suas habilidades stealth e obtém acesso a silenciadores de pistola. Além disso, a Parte II apresenta cães de guarda que podem rastrear seu perfume durante certas partes do jogo.

Uma série tão comovente quanto The Last of Us não causa um pequeno impacto. Atualmente, a HBO está produzindo uma série de televisão baseada no jogo, onde o diretor Craig Mazin (Chernobyl) está trabalhando estreitamente no desenvolvimento de roteiros e personagens com Druckmann. Enquanto a adaptação ainda está em seus estágios iniciais, a série pretende permanecer fiel aos eventos do jogo, adicionando novas linhas de plotagem com base nos eventos da próxima sequência. Embora não haja datas oficiais de estreia, Druckmann anunciou que está animado por assumir a maior parte das histórias da série. Mazin endossou essa visão. Com dois criadores brilhantes e detalhados, como Mazin e Druckmann, o resultado certamente será extraordinário.