Ainda há incerteza no mercado, mas isso não muda o fato de que as criptomoedas revolucionarão inúmeras indústrias. Como parte da minha série “Aplicações do mundo real de criptomoedas” e acompanhamento do meu post anterior sobre Mercadorias virtuais de videogame, que você pode encontrar aqui, discutirei como os Planos de Aposentadoria serão interrompidos pelo surgimento do blockchain e criptomoedas.

Planos de Aposentadoria – Auctus (AUC)

A maioria das pessoas paga contribuições para formar um pool de fundos, a fim de fornecer uma renda estável durante a cmp aposentadoria inss. O setor de planos de aposentadoria pode não ser o mais extravagante do mercado, mas é enorme – de acordo com um relatório da Willis Watson Tower 2017, os ativos institucionais globais de fundos de pensão em 22 grandes mercados foram estimados em US $ 36,4 trilhões. Apesar do tamanho desse mercado, existem várias desvantagens nesse setor, incluindo:

Centralizado – os dados pessoais e financeiros confidenciais dos membros são armazenados em sistemas centralizados. Isso aumenta o risco de violações de segurança e manipulação de dados. Ao longo dos anos, vimos violações de dados de alto perfil comprometendo informações pessoais.

Fraude – não posso enfatizar o suficiente a gravidade da atividade fraudulenta séria e frequente no setor nos últimos anos. Apesar de ser fortemente regulamentado, ainda existem inúmeros relatos de golpes de pensão, tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Recentemente, no Reino Unido, cerca de 245 pessoas perderam uma média de 55.000 libras esterlinas cada, depois de serem vítimas de uma série de golpes de pensão. A BBC tem um artigo informativo sobre isso aqui.

Infraestrutura desatualizada – Embora muitos provedores de planos de aposentadoria existam por muitos anos e tenham um histórico rico, a maioria carece de inovação e flexibilidade. Nos últimos anos, o estilo de vida das pessoas mudou. As pessoas mudam de empregador com mais frequência e mudam de jurisdição com mais frequência; algo que os sistemas atuais não estão configurados para acomodar, ou seja, mover facilmente fundos de um provedor para outro.

cmp aposentadoria inss

Comunicação inadequada – Normalmente, esse é um importante ponto de atrito entre fornecedores e membros; os membros recebem apenas atualizações pouco frequentes (ou seja, um relatório anual) e muitas vezes carecem de transparência. Isso leva os membros a sentir que não têm controle sobre suas economias de aposentadoria.

Pagamentos sem / reduzidos – Os sistemas centralizados atuais apresentam grandes riscos que podem levar a pagamentos reduzidos ou inexistentes. Por exemplo, em 2013, houve um “corte de cabelo” de 47,5% nas contas bancárias cipriotas com 100.000 euros ou mais nos dois maiores bancos do país. Isso afetou diretamente os fundos de pensão, pois seus depósitos foram cobrados e, consequentemente, não puderam pagar seus membros.

Custos operacionais – Expandindo o ponto de comunicação inadequado de cima, na maioria das vezes, os membros não estão cientes de todos os custos envolvidos. Eles podem estar cientes das taxas de gerenciamento de ativos, mas há muito mais do que não estão cientes (e provavelmente não foram informados). Isso pode incluir taxas de transação, custos de administração e relatórios e muito mais. Isso leva a retornos líquidos reduzidos do investimento e uma menor acumulação de fundos a serem distribuídos durante a aposentadoria.

Digite Auctus (AUC).

A missão da Auctus é colocar os poupadores de aposentadoria de volta no controle de seu plano de aposentadoria, oferecendo acesso a uma plataforma de investimento global que permite aos usuários criar portfólios otimizados de títulos, ações e criptomoedas, fornecendo as informações necessárias para tomar decisões bem informadas, usando blockchain para aumentar a transparência e automação e, finalmente, aumentando a confiança em relação ao plano de aposentadoria escolhido.

A Auctus está construindo a primeira plataforma de planos de aposentadoria do mundo, com base na blockchain Ethereum. A plataforma permite que os poupadores de aposentadoria criem portfólios diversificados, consistindo em classes de ativos tradicionais (tokenizadas) e criptomoedas. Utilizando uma variedade de fontes (especialistas financeiros e consultores robóticos), fornece aos poupadores de aposentadoria todas as informações necessárias para tomar decisões bem informadas para seus planos de investimento em aposentadoria.

A plataforma fornecerá serviços especializados de gerenciamento de portfólio. Ele também permitirá uma visão agregada de todas as economias de aposentadoria (ou seja, contendo planos IRA / 401k, planos de aposentadoria tradicionais voluntários, carteiras de criptomoeda etc.). Por ter tudo agregado em um só lugar, permite que os poupadores de aposentadoria tomem decisões bem informadas e planejem estratégias profissionais de longo prazo. Você pode encontrar mais detalhes sobre a plataforma, aqui. Você também pode tentar uma demonstração aqui.

cmp aposentadoria inss

O Auctus tem como objetivo resolver (e melhorar) os problemas discutidos anteriormente, das seguintes maneiras:

Transparência – Ao migrar para o blockchain Ethereum, o projeto inerentemente se torna mais transparente, resolvendo vários problemas junto com ele. Em primeiro lugar, o especialista financeiro sugeriu que a alocação de portfólio e as previsões de consultores robóticos serão permanentemente registradas, o que as torna facilmente acessíveis e abertas para comparação. Em segundo lugar, esse aumento da transparência permitirá que os poupadores de aposentadoria saibam exatamente os custos envolvidos.

Governança – Como tudo é programado em contratos inteligentes, reguladores e outros, pode facilmente executar auditorias e os participantes da plataforma podem ganhar influência no processo de tomada de decisão.

Segurança – O Auctus fornecerá imunidade contra fraudes, pois contratos inteligentes no blockchain podem ser auditados e expor atividades fraudulentas muito mais facilmente do que os meios atuais. Além disso, devido à sua natureza descentralizada, os dados armazenados na blockchain serão muito mais seguros que os bancos de dados centralizados.

Impulsionado pela comunidade global – Ao ter uma plataforma global, isso permitirá o compartilhamento de produtos e idéias de todo o mundo, ao mesmo tempo em que se adere aos costumes ou leis locais. Independentemente de onde você mora, você poderá criar ou adquirir ferramentas e conselhos sem intermediários.

Abaixo, você encontra um excelente vídeo curto da equipe do Auctus, fornecendo uma visão geral do projeto.

Como os Tokens da AUC são usados?

Os tokens da AUC serão usados principalmente por alguns motivos:

Acesso e uso da plataforma – para usar a Plataforma Auctus (ou seja, criar uma conta, começar a economizar para uma aposentadoria etc.), os usuários precisarão manter uma certa quantia de AUC em custódia usando os contratos inteligentes da plataforma.

Moeda da plataforma – Recomendações personalizadas (quanto investir e alocação de ativos) de especialistas humanos e consultores robóticos serão pagas usando a AUC. Além disso, serviços e ferramentas (ou seja, consultorias em vídeo e plug-ins de plataforma) podem ser negociados usando a AUC.

A ilustração abaixo mostra como os tokens são usados na plataforma.

Auctus ainda não lançou seu token. Você só pode comprar Auctus Tokens (AUC) durante a Oferta Inicial de Moedas (ICO), datada de 27 de março. Você pode encontrar mais informações sobre a venda de tokens e a inscrição na ICO, aqui.